Fique por dentro das notícias de Pedreira, acompanhe as políticas públicas municipais, as ações e programas da administração.

  • 09/04/2020 - Prefeitura de Pedreira está realizando a Vacinação Contra a Gripe para idosos e profissionais de saúde

    A Secretaria de Saúde de Pedreira está desenvolvendo por etapas a Campanha de Vacinação Contra a Gripe nos Postos de Atendimento espalhados pela Cidade, instalados em Escolas, no SAMUCA, Unidade de Saúde São José e Drive Thru, que continua funcionando na Rodoviária.

    Os moradores do Jardim Triunfo, Marajoara, Rainha da Paz, Shigueo Kobayashi, Ypê, Jardim Emilia, Jardim Primavera que estavam sendo atendidos na Escola Professor José Jurandyr Piva estão sendo imunizados no SAMUCA.

    Uma boa parcela dos públicos-alvo já foi vacinada no Município. “O esquema de vacinação adotado, com Postos de Atendimento e Drive Thru tem sido eficaz. a Campanha vem transcorrendo dentro da normalidade seja na área aberta, nas escolas e nos postos de Saúde”, enfatiza a secretária de Saúde Ana Lúcia Nieri Goulart.

    A segunda etapa da Campanha, terá início em 16 de abril, contemplando Professores de Escolas Públicas e Privadas, Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e Portadores de Doenças Crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Já a terceira fase, a partir de 9 de maio, irá atender aos demais cidadãos, ou seja: Crianças de seis meses a 5 (cinco) anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); Gestantes; Puérperas; Povos indígenas; Adolescentes e Jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; População privada de liberdade; Funcionários do sistema prisional; e Adultos de 55 a 59 anos de idade. Neste dia também será realizado o "Dia D de Mobilização Nacional".

    A Prefeitura de Pedreira vem dando total suporte para a “Operação Vacinação”, tendo inclusive, solicitado à Secretaria Municipal de Educação, a destinação de prédios escolares para agilizar o atendimento nos mais diferentes bairros, ajudando no distanciamento entre os idosos, que aguardam o momento de receberem a dose da vacina. Pacientes acamados e impossibilitados de mobilidade estão sendo atendidos em domicílio, conforme o solicitado por agendamento, dependendo apenas da disponibilidade de vacinas, cujas doses têm se esgotado rapidamente, devido à alta procura.

    Atenção para os Postos de Vacinação: Os moradores do Jardim Santa Clara, Jardim Alzira, Altos de Santa Clara, Vila Cáu, Residencial Vida Nova, Vila Nova, Vila Canesso, São Nilo e Santa Cruz devem se dirigir à Escola Maria Helena Ferraresso Armigliato, situada próximo a Ponte que liga o Jardim Santa Clara à Via Marginal; Os residentes na Vila São José, Parque Bela Vista, São Pelegrino e parte do Centro (vizinho ao bairro) devem procurar o Posto de Saúde da Família Mirian Leonardi Rached (Av. Joaquim Carlos, 1.749); Os domiciliados no Barbim, Ricci, Limoeiro, Portal do Limoeiro e Vila Santo Antônio têm de ir à Escola Humberto Piva;

    Já os que moram no Jardim Andrade, Santa Rosa, Conjunto Santo Antônio, Oswaldo Teixeira de Magalhães e Luiz Bróglio Sobrinho devem encaminhar-se à EMEI Jorge Mari; O pessoal do Residencial Águas de Março será atendido na Escola Municipal Professora Zulmar Deoclécia Pintor Bernardes; Os que moram no Rainha da Paz, Shigueo Kobayashi e Jardim Marajoara, Jardim Ypê, Jardim Emília e Jardim Primavera serão vacinados na CIMEI Dalva Maria Bueno Miranda Menoncello; Os radicados no Jardim Triunfo 78 e 79, Beija Flor vão ser acolhidos na sede SAMUCA e, finalmente, os moradores do Centro ou Bairros próximos (Vila Monte Alegre, Triunfo Campestre, São Pedro, Morumbi, Santa Maria) e os não citados anteriormente receberão a dose na Central Municipal de Saúde. O Drive Thru, um ponto em que o idoso recebe a dose da vacina sem sair do carro, continua o trabalho nas dependências da Rodoviária.

    A Secretaria de Saúde de Pedreira reforça o alerta de que não há necessidade de correria. Os pedreirenses não precisam se preocupar, pois, a vacinação vai até 22 de maio e todos os moradores, dos mais diferentes públicos-alvo serão imunizados.

     

    DICOM – DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

    PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRA-SP

  • 09/04/2020 - Diocese de Amparo estará realizando as celebrações da Semana Santa sem a presença de fiéis

    Devido à pandemia mundial do Coronavírus a Diocese de Amparo, a qual as paróquias de Pedreira pertencem, estarão realizando suas celebrações da Semana Santa sem a presença de fiéis nas igrejas.

    Segundo informou o Padre César Domingues de Oliveira, pároco da Matriz de Sant’Ana em Pedreira, todas as celebrações serão transmitidas pela redes sociais, estando canceladas as procissões e a tradicional peregrinação ao Complexo Turístico do Morro do Cristo. “Pedimos aos católicos para que não saiam de casa nesta época de pandemia da COVID-19, procurem assistir os canais de televisão da Igreja Católica e também acompanhar nossas celebrações pelo Facebook, vamos todos juntos respeitar as decisões das autoridades e em breve voltaremos ao nosso convívio normal”, ressalta Padre César.

    O secretário de Segurança e Cidadania Ângelo Milani Pavão informa que as polícias Municipal e Militar estarão efetuando rondas nas proximidades do Morro do Cristo, para evitar a aglomeração de pessoas. “O Governo do Estado de São Paulo prorrogou a quarentena até o dia 22 de abril, portanto solicitamos as pessoas para que fiquem em casa”, enfatiza o secretário Ângelo Pavão.

     

    DICOM – DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

    PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRA-SP

  • 09/04/2020 - Secretaria de Saúde de Pedreira entrega máscaras para servidores públicos

    A Secretaria de Saúde de Pedreira está realizando a entrega de máscaras aos servidores municipais que atuam diretamente nas ruas da cidade ou no atendimento a população.

    Atendendo determinação do prefeito Hamilton Bernardes Junior a Administração Municipal adquiriu o tecido TNT, recebeu elásticos como doação e contratou costureiras para a produção de máscaras. “O Departamento de Vigilância Epidemiológica representado pela enfermeira Izabel Cristina dos Santos Lima, esteve realizando a entrega de máscaras aos servidores da Secretaria de Meio Ambiente, Cemitério Santa Cruz, Polícia Municipal e Guarnição do Corpo de Bombeiros. Estaremos visitando todos os departamentos municipais que estão trabalhando internamente”, informou a secretária Ana Lúcia Nieri Goulart.

    O Ministério da Saúde está incentivando a população para que produza máscaras caseiras, confeccionadas com tecido. Segundo a pasta, o equipamento é simples e eficiente, funcionando como uma barreira física contra a propagação do novo Coronavírus. “Ela faz uma barreira tão boa quanto às outras máscaras. A diferença é que tem que ser lavada pelo próprio indivíduo para que se possa manter o autocuidado. Se ficar úmida, tem que ser trocada. Pode lavar com sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de 20 minutos. E nunca compartilhar, porque o uso é individual”, explica a enfermeira Izabel Cristina.

    Desde o início da pandemia, provocada pelo novo Coronavírus, houve uma corrida mundial em busca de máscaras de proteção, fazendo com que o equipamento sumisse das prateleiras. A escassez põe em risco a saúde dos profissionais que precisam trabalhar protegidos na assistência aos doentes. “A ideia é que as pessoas usem máscaras caseiras poupando máscaras cirúrgicas para os profissionais de saúde. Elas servem para diminuir o risco de um portador assintomático transmitir o vírus”, ressalta o prefeito Hamilton Bernardes Junior.

    Segundo o Ministério, para ser eficiente como barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações, que são simples. Ela necessita ter, pelo menos, duas camadas de pano, ou seja, ser dupla face.

    O Ministério ressalta, também, que o equipamento é de uso individual, não pode ser compartilhado com ninguém. As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros, desde que desenhadas e higienizadas corretamente.

     

    DICOM – DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

    PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRA-SP

  • 09/04/2020 - Prefeitura de Pedreira instala parque infantil para diversão da criançada na Praça Santana

    Com o objetivo de levar alegria e lazer à criançada, as secretarias municipais de Obras e Vias Públicas e de Meio Ambiente da Prefeitura de Pedreira, instalaram um novo Parque Infantil nas dependências da Praça Santana.

    São brinquedos atrativos que garantem segurança e levam diversão às crianças. “Os balanços, escorregador e gangorra foram fabricados com madeira, seguindo o mesmo padrão dos brinquedos já existentes na Praça Ângelo Ferrari”, informa o prefeito Hamilton Bernardes.

    “As crianças são o futuro e levando alegria a elas, podemos colaborar para que cresçam felizes. Estamos trabalhando para que todas tenham uma educação de qualidade e lazer”, concluiu o prefeito Hamilton Bernardes Junior.

     

    DICOM – DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

    PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREI

  • 09/04/2020 - Administração Municipal conclui as obras de reforma da Praça Palmiro Bassan

    A Prefeitura de Pedreira, através das suas secretarias municipais de Obras e Vias Públicas e de Meio Ambiente concluiu as obras de reforma da Praça Palmiro Bassan, localizada no bairro Jardim Andrade, entre as ruas José Serra e Ângelo da Costa Lima.

    Segundo informou o prefeito Hamilton Bernardes Junior, o projeto foi elaborado pelo Departamento de Engenharia da Secretaria de Obras e foi executado pela empresa vencedora do processo licitatório. “Atendemos as solicitações dos moradores deste importante bairro, inclusive no local instalamos uma Academia de Saúde com 7 aparelhos”, enfatizou Hamilton Bernardes.

    O projeto contemplou os moradores com um espaço agradável para momentos de lazer de adultos e crianças. “Na última semana equipes da Secretaria de Meio Ambiente realizaram o plantio de grama nos taludes da Praça Palmiro Bassan concluindo as benfeitorias”, ressaltou o prefeito Hamilton Bernardes.

     

    DICOM – DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

    PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRA-SP

  • 09/04/2020 - Pedreira não terá Coleta de Lixo na Sexta-Feira Santa

    A Prefeitura de Pedreira, através de sua Secretaria Municipal de Meio Ambiente, comunica à população, que na Sexta-Feira Santa, 10 de abril, não haverá Coleta de Lixo no Município.  

    O motivo é oferecer aos técnicos colaboradores a oportunidade de passar o feriado com suas famílias. Assim, a Prefeitura de Pedreira conta com a colaboração de todos os munícipes para manter a ordem e a limpeza das ruas neste dia.

    A Coleta de Lixo voltará a ser realizada no sábado, 20 de abril, dentro do cronograma já desenvolvido diariamente pela Secretaria de Meio Ambiente e no domingo, dia 21, na região central da cidade, como já é programado.

     

    DICOM – DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

    PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRA-SP

  • 09/04/2020 - Pedreira é exemplo para municípios da região no “Combate ao Coronavírus”

    A cidade de Pedreira foi à primeira no Estado de São Paulo a criar o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, com o objetivo de estabelecer e divulgar ações de prevenção à transmissão do vírus, suspendendo eventos, aulas na Rede Municipal de Ensino, suspensão de todas as consultas e exames, suspensão do atendimento presencial ao público em geral em todas as unidades administrativas, restringir aglomerações, funcionamento de estabelecimentos comerciais, entre outros.

    Segundo informou o prefeito Hamilton Bernardes Junior, o Hospital Humberto Piva está recebendo importantes investimentos, entre eles, 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), com todos os equipamentos necessários, 32 leitos de retaguarda, contratamos 2 containeres para servir de vestiário para os funcionários, instalamos tendas para o primeiro atendimento, contratamos um médico infectologista, além da instalação de um aparelho de Tomografia. “Distribuímos através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social cestas com materiais de limpeza e higiene para a população mais carente, o sistema de vacinação contra a gripe está alcançando resultado positivo, monitoramento diário aos moradores de rua, além de Campanha de Conscientização através de carros de som pelas ruas da cidade, atendimento com profissionais da saúde pelo telefone 156 e pelo aplicativo eouve.com.br, entre tantas outras importantes ações tomadas pela Administração Municipal”, enfatiza o prefeito Hamilton Bernardes.

    O Governo do Estado de São Paulo prorrogou a quarentena até o próximo dia 22 de abril, e Pedreira estará atendendo as determinações do governador João Dória que durante discurso solicitou aos 645 municípios que continue o importante trabalho de combate ao Coronavírus e mantendo apenas os serviços essenciais para a população.

     

    DICOM – DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

    PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRA-SP

  • 09/04/2020 - Prefeitura de Pedreira iniciou o projeto de implantação de lâmpadas de LED na iluminação pública

    A Prefeitura de Pedreira, através de seu Departamento de Iluminação, iniciou nesta semana o projeto que tem como objetivo a troca das antigas lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas de LED.

    O vice-prefeito Fábio Polidoro destaca que as novas lâmpadas de LED irão melhorar a qualidade da iluminação pública de Pedreira. “Os trabalhos foram iniciados pelas nossas equipes na Rua XV de Novembro, porém serão beneficiadas todas as ruas do Município”, destaca Polidoro, lembrando que primeiramente a região central receberá as novas lâmpadas de LED.     

    Para o prefeito Hamilton Bernardes Junior estas são as opções mais recentes e mais eficientes em termos de energia disponíveis no mercado para Iluminação Pública. “Seu brilho é muito mais uniforme e pode proporcionar até 50% de economia em relação às lâmpadas de vapor de sódio”, ressalta Bernardes.

    Outra vantagem da lâmpada de LED é que elas produzem menos brilho e podem reduzir a fadiga visual dos motoristas e pedestres. A alta durabilidade dessas lâmpadas compensa o custo um pouco mais alto em relação às demais de vapor de mercúrio ou de sódio.

     

    DICOM – DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

    PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRA-SP

  • 09/04/2020 - Governador João Doria prorroga quarentena em todo o Estado de São Paulo até 22 de abril

    O governo de São Paulo ampliou a quarentena no estado até o dia 22 de abril. A medida segue sem flexibilizações, e foi tomada para conter o avanço do Coronavírus no Estado.

    Para o prefeito de Pedreira, Hamilton Bernardes Junior, todos os 645 municípios do Estado devem seguir as orientações do Governo. “Pedreira foi a primeira cidade em todo o Estado de São Paulo em decretar quarentena, nosso Decreto vigorou até a terça-feira, 7 de abril, com a prorrogação declarada pelo governador Dória, que inclusive afirmou que os prefeitos têm a obrigação de seguir as orientações até o dia 22 de abril”, ressalta Hamilton Bernardes.    

    O governador João Dória disse em seu discurso que as pessoas que desrespeitarem a quarentena e fizerem aglomerações nas ruas do Estado serão advertidas e orientadas, mas que se insistirem poderão ser presas pela Polícia Militar. “Eu tenho convicção de que as pessoas seguirão a orientação. Até porque se não o fizerem, a segunda etapa será a de medidas coercitivas, podendo penalizar essas pessoas com as penas previstas em Lei, que vão inclusive à prisão. Eu tenho certeza de que isso não será necessário, de que as pessoas compreenderão a necessidade de ficar em suas casas e atenderem a recomendação. E as que por distração, circunstâncias eventualmente na rua receberão nessa fase inicial a orientação da Polícia Militar para que se dispersem e retornem às suas casas”, concluiu o Governador.

    Antes do anúncio da ampliação da quarentena, o secretário estadual de Saúde, José Henrique German, e o coordenador de testes de Coronavírus, Dimas Tadeu Covas, afirmaram que sem a adoção de medidas de isolamento social, como a suspensão de aulas e a recomendação de que a população fique em casa, o cenário previsto seria de 5 mil mortes no estado até o dia 13. "Sem essas medidas que temos tomado, no sentido de fazer um isolamento das pessoas, pelos cálculos, seriam 10 vezes mais casos do que os 4600", afirmou Henrique German.

     

    DICOM – DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

    PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRA-SP

  • 09/04/2020 - Estádio Municipal “Wanderlei José Vicentini” está passando por obras para receber Alvará do Corpo de Bombeiros

    A Prefeitura de Pedreira atendendo solicitação do Ministério Público está desenvolvendo as obras necessárias para que o Estádio Municipal “Wanderlei José Vicentini” receba o Alvará do Corpo de Bombeiros.

    Segundo informou o secretário de Esportes e Lazer Valdir Carlos Volpato, uma série de melhorias estão sendo implantadas no local, após todo o tramite do Departamento de Licitações e Contratos. “Estamos construindo uma rampa de acesso para portadores de deficiência física, vamos implantar alambrados que dividirão as torcidas e outros pontos do interior do Estádio, sistema contra incêndio, portões para evacuação de torcedores, além de outras exigências do Corpo de Bombeiros”, ressalta o secretário de Esportes Patão.

    Para o prefeito Hamilton Bernardes Junior as melhorias são necessárias, pois irão garantir a segurança da população que freqüenta o Estádio Municipal. “As obras deverão estar concluídas em três meses e assim o Estádio poderá voltar a receber os jogos e outros eventos”, concluiu o prefeito Hamilton Bernardes.

     

    DICOM – DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

    PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRA-SP