Estão abertas as inscrições para a Procissão do Fogaréu e o Calvário de Jesus Cristo

A Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Pedreira está recebendo inscrições dos interessados em participar da Procissão do Fogaréu e o Calvário de Jesus Cristo, que acontecerá no dia 27 de março, a partir das 19 horas.

Segundo informou o secretário de Cultura Clodoaldo Leite de Camargo, os interessados em fazer parte do elenco devem procurar pelo Centro Cultural ‘Professor José Gilberto Gonçalves Jampaulo’, localizado na Rua XV de Novembro, nº 595, Centro, ou pelo telefone: (19) 3893-4159. “A Procissão terá início na Avenida Papa João XXIII e seguirá até a Praça Ângelo Ferrari, onde teremos encenações preparadas pelo Núcleo de Dança e Teatro do Centro Cultural”, ressaltou Clodoaldo de Camargo.

A Procissão do Fogaréu encena a prisão de Jesus Cristo. Tradicionalmente, 40 Farricocos vestidos em indumentária especial e segurando tochas, representam soldados romanos. Eles seguem descalços pelas ruas da cidade, acompanhados do público, marchando juntamente aos Farricocos em direção a Praça Ângelo Ferrari, onde encontram a mesa da última ceia já dispersa. Em seguida, avançam para o Jardim das Oliveiras, onde se dará a prisão de Cristo. A indumentária utilizada pelos Farricocos caracteriza-se por uma túnica comprida de cores variadas e por um longo capuz cônico e pontiagudo, guardando fortes semelhanças com as vestimentas que ainda hoje são comuns nas celebrações da Semana Santa na Espanha. Trata-se, com efeito, de um traje de origem medieval, o qual era costumeiramente utilizado por penitentes que assim podiam expiar seus pecados sem ter que revelar publicamente sua identidade.