Pedreira homenageou seus Soldados Constitucionalistas de 1932
Na quinta-feira, 9 de julho, feriado estadual, nas dependências do Morro do Cristo, aconteceu a solenidade em homenagem aos combatentes paulistas, além da entrega de certificados e medalhas aos alunos que se destacaram na elaboração dos desenhos referente as palestras do Projeto Revolução na Escola de 1932.
O dia 9 de julho marca a lembrança da Revolução Constitucionalista de 1932, um dos mais importantes acontecimentos da história do Estado de São Paulo. Durante o conflito, tropas paulistas enfrentaram as forças do Governo Federal, compostas por militares de diversos estados brasileiros. Pedreira foi um dos últimos locais onde os Soldados Constitucionalistas se estabeleceram e construíram suas trincheiras. No atual Complexo Turístico do Morro do Cristo, foram abertas trincheiras pelos soldados, entre eles os pedreirenses Arnaldo Rossi, Edu Rossi, Guilherme Filipini, Dr. Euclydes Nery Junior e Antonio Spagiari, que lutaram junto ao Batalhão 23 de Maio.
O Diário Oficial de 19 de setembro de 1932, registrou que o tenente Carlos Berenhauser, chefe do serviço de Publicidade da 4ª Divisão de Infantaria, recebeu do Serviço de Publicidade da Imprensa Nacional, o telegrama que se segue, transcrito do Diário Oficial da União, de 19/09/1932.
“Itapira,16 – Urgente – O Estado Maior da 4ª Divisão de Infantaria informa: na frente geral de Campinas o destacamento do coronel Dutra consolidou a conquista da localidade de Pedreira, a doze quilômetros a oeste de Amparo. Nos eixos da via férrea e da rodovia Mogi-Mirim/Campinas, o adversário que, na véspera, se retirara apressadamente para o sul do rio Camanducaia, não mais voltou, mantendo-se também inativo nos demais pontos da frente. Nos outros setores da 4ª Divisão nada houve de notável nas últimas vinte e quatro horas. Um avião inimigo bombardeou, ‘hontem’, Pedreira e Amparo, com fracos resultados. Nossos aviões de caça mandados em seu encalço não mais conseguiram encontrá-lo”.