Prefeitura de Pedreira e UniFAJ firmam parceria para estágio aos alunos do Curso de Medicina nos Postos de Saúde da Vila Canesso e Águas de Março

A UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna e a Prefeitura de Pedreira, representada pela sua Secretaria Municipal de Saúde, firmaram parceria para que os alunos do curso de Medicina façam estágio monitorado por professor nos Postos de Saúde da Vila Canesso e no Águas de Março.

Nesta semana os diretores e professores do Centro Universitário de Jaguariúna estiveram visitando as instalações das duas unidades de saúde disponibilizadas pela Prefeitura de Pedreira, acompanhados da secretária municipal de Saúde Ana Lúcia Nieri Goulart e pelo vereador Alessandro Luis de Godoy (Mole).

O curso oferece 80 vagas por ano e foi avaliado com nota máxima pelo Ministério da Educação em todos os requisitos: projeto pedagógico, coordenação, corpo docente e infraestrutura. “O projeto pedagógico diferenciado é baseado nas mesmas metodologias usadas em Universidades como Harvard, Oxford e MIT. Na UniFAJ, os alunos trabalham com promoção e prevenção, desde o primeiro ano do curso, nas Unidades Básicas de Saúde e hospitais parceiros no projeto. Os estudantes enfrentam situações-problemas, proporcionando uma preparação singular, uma formação humanizada e capacitação para o mercado de trabalho a partir da ampliação do conhecimento, instigando o aprendizado, aprimorando habilidades e competências”, destacou na ocasião o diretor da UniFAJ Flávio Pacetta.

Segundo informou a secretária municipal de Saúde, Ana Lúcia Nieri Goulart, a parceria foi desenvolvida durante todo o primeiro semestre de 2021, e voltará no primeiro semestre de 2022, proporcionando agilidade e um melhor atendimento aos pedreirenses. “Os alunos de Medicina da UniFAJ realizam o estágio nos Postos de Saúde da Vila Canesso e Águas de Março, sempre as quintas e sextas-feiras, ou seja, 10 alunos em cada unidade de saúde por dia, totalizando 40 alunos por semana. Pedreira saiu na frente novamente e é referência de qualidade e bom atendimento na área da saúde”, concluiu a secretária Ana Lúcia.

Representando o Poder Legislativo o vereador Alessandro Luis de Godoy (Mole), parabenizou o prefeito Hamilton Bernardes, o diretor da UniFAJ Flávio Pacetta e seus professores, além da secretária Ana Lúcia Nieri Goulart pela parceria firmada que proporciona mais saúde a população. “Estou orgulhoso, Pedreira mais uma vez da exemplo com o Centro Universitário de Jaguariúna, uma instituição de ensino com nota máxima do MEC e que com seus alunos qualifica ainda mais o atendimento aos pedreirenses”, ressaltou o vereador Mole.

Para o prefeito Hamilton Bernardes a Rede Municipal de Saúde necessita de investimentos como está parceria firmada com a UniFAJ, proporcionando mais qualidade no atendimento. “Nossos parabéns aos responsáveis pelo Centro Universitário de Jaguariúna, principalmente do Curso de Medicina, nossa equipe da Secretaria Municipal de Saúde, pelo atendimento prestado a população”, concluiu o prefeito Hamilton Bernardes Junior.