Vista de cima da cidade

Pedreira recebe pela primeira vez doses da vacina Pfizer/Biontech contra a COVID-19

Pedreira recebe pela primeira vez doses da vacina Pfizer/Biontech contra a COVID-19

Pela primeira vez, Pedreira recebeu na quinta-feira, 10 de junho, uma grade de vacinas da Pfizer/Biontech contra a COVID-19, enviadas pelo Departamento Regional de Saúde ao Departamento de Vigilância Epidemiológica.

No total foram 654 doses, sendo distribuídas da seguinte maneira: 15% para deficientes; 20% para gestantes e puérperas a partir dos 18 anos e 100% para profissionais de Educação. São 109 frascos com 6 doses cada. “Neste sábado, 12 de junho, os Postos de Saúde estarão abertos das 8h às 16h, para realizar a vacinação contra a COVID-19, esperamos pela população em nossas unidades de Saúde”, destaca a secretária Ana Lúcia Nieri Goulart.

A vacina da Pfizer/Biontech usa a tecnologia chamada de mRNA ou RNA-mensageiro, que usa a engenharia genética para fazer a replicação de sequências de RNA para fabricar o imunizante.

Diferente de outras vacinas, não há a necessidade de cultivar grandes quantidades de vírus para usá-los como matéria-prima, o que torna o processo mais barato e mais rápido.

No caso da vacina da Pfizer, o RNA mensageiro mimetiza a proteína spike do vírus Sars-CoV-2, que o auxilia a invadir as células humanas. Essa "cópia", no entanto, não é nociva como o vírus, mas é suficiente para desencadear uma reação das células do sistema imunológico, que cria uma defesa robusta no organismo.

Entre a primeira e a segunda dose da vacina da Pfizer/Biontech o intervalo é de 12 semanas.

 

 

DICOM – DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRA-SP