Governo de São Paulo suspende endurecimento da quarentena aos finais de semana

Governo de São Paulo suspende endurecimento da quarentena aos finais de semana

O Governo de São Paulo suspendeu na quarta-feira, 3 de fevereiro, o Decreto que colocava todo o Estado na Fase Vermelha, a mais restritiva, do plano de flexibilização econômica aos finais de semana.

Pela previsão inicial, a medida, em vigor desde o dia 25 de janeiro, permaneceria até 7 de fevereiro. Com o anúncio da quarta-feira, deixa de valer já neste próximo sábado, 6 de fevereiro de 2021.

Com a revogação, estabelecimentos como shoppings, restaurantes e comércios voltam a ter permissão para funcionar aos sábados, domingos e feriados nas regiões que estão na Fase Laranja do Plano de Flexibilização Econômica.

Quando foi anunciado o endurecimento da quarentena aos finais de semana, o Governo também afirmou que apenas serviços essenciais teriam autorização para operar após as 20h nos dias úteis. Entretanto, a medida não tinha efeito prático de mudança, uma vez que a Fase Laranja já não autoriza o funcionamento após as 20h, como seguirá sendo feito.

A gestão estadual alega que as medidas já provocaram melhora nos indicadores de saúde e que, por isso, foram canceladas antes do prazo inicial previsto. “Tivemos felizmente queda em internações em todo o Estado de São Paulo, tanto em leitos primários quanto em leitos de terapia intensiva (UTI), o que nos permite suspender a decisão de fechamento de atividades econômicas já neste final de semana em todo o estado. Tivemos uma diminuição de 11% no número de internações por COVID-19 nos leitos públicos e privados e o Governo entende que podemos permitir que as atividades de fim de semana sejam retomadas”, afirmou durante coletiva o governador João Doria.

O que funciona na Fase Laranja: todos os setores de comércio e serviços passam a ser permitidos. A exceção é o atendimento presencial em bares, que continua proibido. Capacidade de ocupação: antes era de 20% e vai para 40% em todos os setores. Funcionamento máximo: ampliado de 4 para 8 horas por dia. Horário de fechamento: atendimento presencial só poderá ser feito até 20h. Parques estaduais, salões de beleza e academias podem abrir com 40% de capacidade.

 

DICOM – DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRA-SP