Fique por dentro das notícias de Pedreira, acompanhe as políticas públicas municipais, as ações e programas da administração.

  • 19/03/2019 - Veto da Barragem

    Confira na íntegra o despacho sobre o Embargo da Barragem.

     

  • 18/03/2019 - Vereador Antônio Ganzarolli Filho entrega caneca a deputada estadual Valéria Bolsonaro

    A deputada estadual Valéria Bolsonaro esteve no último dia 7 de março, visitando a cidade de Pedreira, quando participou de reuniões na sede da Câmara Municipal, Hospital Humberto Piva e concedeu entrevista ao SRTV.

    Na Câmara Municipal, reuniu-se com o presidente Dr. Jayro Gouveia Goulart Filho, vereadores José Carlos da Silva (Zé Pretinho), Márcia Galvão, Antônio Fermino e AntonioGanzarolli Filho, além do secretário de Esportes Patão, representantes da entidade Casa de Abrigo “Lar Doce Lar”, além de membros do Partido Social Liberal de Pedreira.

    O vereador Antônio Ganzarolli Filho durante o encontro realizou a entrega de uma caneca especialmente preparada pela sua empresa Cerâmica São Joaquim a Deputada. “Valéria Bolsonaro pode conhecer um pouco das necessidades de Pedreira e na ocasião se colocou a disposição para ajudar os poderes Legislativo e Executivo”, destacou na ocasião o vereador Toninho.

     

    DICOM – DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

    PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRA-SP

  • 18/03/2019 - Santa Sofia Masters e Ponte Preta estarão jogando amistosamente no dia 23 de março

    Em comemoração aos 80 anos de fundação do Esporte Clube Santa Sofia e contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Pedreira e do Programa NG Esportes, será disputado no sábado, 23 de março, às 10 horas, jogo amistoso entre as equipes do Santa Sofia Masters e a Ponte Preta de Campinas, nas dependências do Conjunto Poliesportivo Dr. Silvio de Aguiar Maya.

    Antecedendo ao jogo principal serão disputadas partidas entre as equipes do Santa Sofia e Franquia Ponte Preta, pelas categorias Baby Fut Sub-7 e Sub-9.

     

    DICOM – DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

    PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRA-SP

  • 18/03/2019 - Serviço Autônomo de Água e Esgoto divulga balanço dos serviços prestados no mês de Fevereiro de 2019

    O Departamento Operacional do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Pedreira (SAAE) encaminhou ao prefeito Hamilton Bernardes Junior, o relatório dos serviços desenvolvidos no mês de fevereiro de 2019. No total foram efetuadas 829 ações pelos técnicos da Autarquia.

    O diretor operacional Nelson Antonio Cremasco informou que foram consertados 84 vazamentos em variados pontos; 75 vazamentos em calçada; 71 vazamentos de cavalete; foram efetuadas 26 trocas de Registro; atendidas 22 faltas de Água; 4 (quatro) por pouca pressão; 19 ligações de água; 6 (seis) mudanças de Hidrômetro; 1 (um) cancelamento de inscrição; 1 (uma) Suspensão de Cavalete; 354 viagens com os caminhões Pipa; 1(um) Acompanhamento de Obra.

    No setor de Esgoto foram registrados os seguintes atendimentos: 127 desobstruções de esgoto; 8 (oito) novas ligações e 30 limpezas de fossa.

    Para solicitação de serviços, a população deve entrar em contato pelo telefone: (19) 3853-3105. A sede do Departamento Operacional está localizada na Rua Padre Alexandrino do Rego Barros, nº 200, Vila Santo Antônio.

     

    DICOM – DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

    PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRA-SP

     

  • 18/03/2019 - Reunião define data para realização dos Jogos PROERD 2019

    O responsável pelo PROERD em Pedreira, Cabo PM Marcos Ascêncio, esteve reunido com a secretária de Educação Mariângela Oliveira Rodrigues, secretário de Esportes Valdir Carlos Volpato e com as diretoras das escolas municipais para definir da data de realização dos Jogos PROERD 2019.

    Marcos Ascêncio destacou que os Jogos PROERD comemoram nesta edição, 12 anos de realização. A novidade para 2019 será a implantação de mais uma modalidade esportiva. “Nos jogos são disputadas as modalidades de Futebol de Salão Masculino, Queimada Feminino, Atletismo Masculino e Feminino, Cabo de Guerra Misto e agora teremos também Damas”, enfatizou Ascêncio.

    A cerimônia de abertura está programada para o dia 13 de setembro, às 19 horas, nas dependências do Ginásio de Esportes “Vermelhão”, do Esporte Clube Santa Sofia.

    Os Jogos PROERD contam com o apoio da Prefeitura Municipal de Pedreira, através das secretarias municipais de Educação e de Esportes, além do apoio da iniciativa privada.

     

    DICOM – DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

    PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRA-SP

     

  • 18/03/2019 - 300 Atletas estiveram disputando a etapa do “Open Mountain Bike Kalangas Cup 2019” em Pedreira

    Pedreira sediou, no domingo, 10 de março, a 2ª Etapa do Open Mountain Bike Kalangas Cup 2019, reunindo cerca de 300 atletas de várias cidades da região.

    A largada aconteceu defronte ao Clube Náutico Joaquim Carlos, na Vila São José. “As categorias em disputa foram às seguintes: Start/Iniciante, com 30 quilômetros; Sport, com 39 quilômetros e Pró, com 52 quilômetros, desafiando as montanhas de Pedreira”, destacaram os organizadores.

    A prova contou com o apoio institucional da Prefeitura de Pedreira, através das secretarias municipais de Esportes e Lazer e de Saúde.

     

    DICOM – DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

    PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRA-SP

  • 18/03/2019 - Consórcio dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí afirma que veto municipal a Barragem Pedreira é inconstitucional

    Os projetos aprovados pela Câmara Municipal de Pedreira, que impedem a construção de grandes barragens na cidade, como o reservatório de 31,9 milhões de metros cúbicos projetado pelo governo do Estado no Rio Jaguari, entre Pedreira e Campinas, são inconstitucionais. A competência para legislar sobre águas e rios é privativa da União, especialmente de rios de sua dominialidade, relatou a assessora jurídica do Consórcio dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), Lilian Bozzi, que prevê uma judicialização das decisões se o prefeito Hamilton Bernardes Junior sancioná-las.

    Hamilton Bernardes disse que tem 15 dias úteis para decidir se sancionará ou vetará os cinco projetos de autoria dos nove vereadores da cidade, e que foram aprovados por unanimidade na noite de 7 de março. Segundo Hamilton, os projetos foram encaminhados à Secretaria de Negócios Jurídicos, da Prefeitura, para parecer técnico-jurídico.

    Bernardes embargou a construção da barragem, no início de fevereiro, para forçar que o Departamento de Água e Energia Elétrica (Daee), responsável pela obra, apresentasse os Planos de Ação de Emergência e Segurança, documentos que são exigidos na fase de licenciamento ambiental da operação do reservatório, quando começar a ser tomado pelas águas.

    Segundo a assessora jurídica do Consórcio PCJ, é competência constitucional da União dispor sobre a gestão dos recursos hídricos, incluindo definição de outorga e barragens. Há o Plano Nacional de Segurança de Barragens, que define como devem ser construídas, a segurança e todos os critérios, para que cada Município não legisle da sua forma. Os interesses públicos envolvidos, de fauna, flora, recursos hídricos e populações, merecem proteção em nível nacional para que seja fiscalizado e cumprido por todos.

    Um dos projetos aprovados estabelece que obras eventualmente já iniciadas na data de vigência da lei deverão ser paralisadas até que se encontrem em conformidade com a legislação local. Também define que as obras já concluídas e em operação só poderão continuar operando se não tiverem nenhuma das condições vetadas ao funcionamento. Para Lilian, a legislação que a Câmara de Pedreira quer adotar impõe uma retroatividade, o que juridicamente não é possível. “Já existe um plano, uma licitação, desapropriação, aprovações federais, licenciamento ambiental e uma lei municipal. Não pode retroagir e mudar normas que competem a outras esferas de poder, disse.

    O Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (Daee), responsável pela obra da barragem de Pedreira, informou que estuda as medidas necessárias para garantir a execução da obra, em função da relevância para a segurança hídrica da região onde vivem 5,5 milhões.

    Após o embargo das obras pela Prefeitura, segundo informou em nota, realizou em fevereiro quatro apresentações sobre a obra na Associação Comercial, na Prefeitura Municipal, na Câmara de Vereadores e na sede da Loja Maçônica, com a participação do prefeito, vereadores e representantes da sociedade civil, e prestou todos os esclarecimentos necessários sobre a barragem.

    De acordo com o Daee, as barragens de Pedreira e Amparo integram o conjunto de reservatórios que visa garantir o abastecimento em 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas. O projeto, afirmou, atende a todos os requisitos legais e medidas de segurança, inclusive o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental EIA/Rima, que foram apresentados ao Município em Audiência Pública. Além disso, o projeto foi outorgado pela Agência Nacional de Águas (ANA) e licenciado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

  • 18/03/2019 - Turistas do Alasca, Suíça, Coréia e da Holanda visitaram os Museus de Pedreira em fevereiro

    No domingo, 3 de fevereiro, no período da tarde, os Museus de Pedreira receberam turistas vindos do Alasca (Estados Unidos) e da Coréia. Na manhã do dia 19 de fevereiro, terça-feira, os Museus receberam turistas vindos de Mÿdrecht, na Holanda e no dia seguinte, 20, turistas da Suíça visitaram o espaço museológico.

    Na tarde do dia 5, visitantes vindos de São Paulo, amigos do artista plástico Biaggio Mazzeo ficaram encantados ao observar o óleo sobre tela que o artista pintou do Capitão José Pedro de Godoy Moreira, irmão do fundador de Pedreira, o Cel. João Pedro de Godoy Moreira. A obra que está exposta na Sala da Fundação de Pedreira foi encomendada ao pintor pelos familiares do Magistrado Dr. Arthur Moreira de Almeida e posteriormente doada ao acervo museológico pedreirense. Adentrar a Sala da Fundação de Pedreira localizada no Museu Histórico é descobrir várias curiosidades ligadas aos personagens da família do fundador de Pedreira, ressalta o gestor de exposições, Adílson Spagiari.

    Segundo disseram ao Gestor, aos 94 anos de idade o senhor Biaggio continua pintando seus quadros e também joga tênis.

    No domingo, 17, os Museus receberam caravanas de Sorocaba e de Piracicaba, além de turistas vindos dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e de Mato Grosso do Sul. Neste dia, centenas de pessoas aproveitaram para conhecer o acervo, dentre elas, moradores de Pedreira e pessoas residentes em cidades que integram as regiões metropolitanas de Campinas e de São Paulo.

    Ao longo de fevereiro, o espaço também contou com a visita de turistas vindos dos estados de Santa Catarina, Bahia, Rio de Janeiro, Maranhão, Goiás, Rio Grande do Sul e Pernambuco, finalizou Spagiari.

    Os Museus Histórico e da Porcelana de Pedreira estão localizados na Praça Cel. João Pedro, nº 102.

     

    DICOM – DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

    PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRA-SP

  • 18/03/2019 - Jardim Marajoara e Triunfo recebem “Mutirão de Limpeza e Nebulização” para combater a Dengue

    A Prefeitura de Pedreira, através das secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente, Obras e Vias Públicas, realizou nesta semana, “Mutirão de Limpeza e Nebulização”, no bairro Jardim Marajoara e Triunfo, dentro do projeto de combate ao Mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chicungunya e Zika Virus.

    As equipes de limpeza da Secretaria de Meio Ambiente realizam o roçamento das margens do Córrego Marajoara, áreas verdes, além da coleta de materiais recicláveis. A Secretaria de Obras e Vias Públicas efetua o desassoreamento do Córrego Marajoara e a Secretaria de Saúde, continua com o trabalho de conscientização e visitas as residências dos bairros Jardim Marajoara e Jardim Triunfo.

    O Hospital Humberto Piva montou uma ala específica para atender os casos de suspeita de Dengue, com um médico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, recepcionista e assistente social. “Não é necessário passar pelo Posto de Saúde de seu bairro, as pessoas com suspeita devem procurar diretamente o Hospital, sempre das 8h às 22h, ou o Pronto Socorro Municipal”, ressalta o prefeito Hamilton Bernardes Junior.

     

    DICOM – DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

    PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRA-SP

  • 18/03/2019 - Duas Pontes vence o Torneio Início Solidário de Futebol Amador

    A equipe de futebol de Duas Pontes, contando com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer promoveu o Torneio Início Solidário de Futebol Amador.

    No sábado, 9 de março, foram disputadas as semifinais e final do Torneio Solidário. Pelas semifinais, o Duas Pontes venceu por 4 a 1 a Esquadrilha da Fumaça, as equipes Figueirense e Independente empataram no tempo normal por 1 a 1 e a equipe do Independente venceu nos pênaltis.

    A final foi disputada entre as equipes do Duas Pontes e Independente que empataram no tempo normal e nas cobranças de pênaltis o Duas Pontes foi mais eficiente e conquistou o título de Campeão do Torneio Início Solidário de Futebol 2019.

     

    DICOM – DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

    PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRA-SP