Administração comemora Dia da Guarda Municipal

A Prefeitura de Pedreira, através da Secretaria de Segurança e Cidadania comemorou na quarta-feira, 10 de outubro, o Dia da Guarda Municipal, que foi instituído pela Lei nº 12.066, de 29 de outubro de 2009 e promulgada pelo então presidente da República, em exercício, José Alencar Gomes da Silva. A data já era comemorada nacionalmente desde 1992, quando foi instituída durante o 3º Congresso Nacional das Guardas Municipais, realizado em Curitiba (PR).

Em Pedreira, a Instituição, conta com 26 integrantes, que atuam na proteção dos bens, serviços e instalações e zelam pelo sossego público e pela estética urbana no que diz respeito aos atos de vandalismo. A Corporação também complementa o trabalho feito pelos órgãos responsáveis pela segurança pública, apoiando as atividades de natureza policial quando necessário, atendendo ocorrências, orientando, advertindo ou prendendo em flagrante se for o caso.

Neste mês de setembro, a Instituição também completa 22 anos de criação, que se deu através da Lei Municipal 1.904, de 24 de setembro de 1996, de autoria do então vereador e presidente da Câmara Francisco Stranieri. Ela foi instalada em dezembro do mesmo ano, pelo prefeito Hamilton Bernardes Junior e teve como primeiro comandante o Tenente Fabrin. A sede inicial foi na Rua Ana Francisca de Oliveira, ao lado da Prefeitura.

Em 23 de outubro de 2017, através da Lei Municipal 3.674, do prefeito Hamilton Bernardes Junior, deu-se a nova denominação da Instituição que passou de Guarda Municipal para Polícia Municipal de Pedreira.

O diretor de Segurança e Cidadania, Angelo Milani Pavão, destaca o trabalho dos integrantes da Instituição, que contribuem decisivamente para a segurança da população. Já o vice-prefeito Fábio Vinicius Polidoro destaca a integração com as Polícias Civil e Militar, que em muito ajuda no combate a criminalidade.

O prefeito Hamilton Bernardes Junior salienta o bom trabalho desenvolvido pelos integrantes da Corporação, que tem o comando de Joel Marcial Saballo, principalmente, pelo policiamento preventivo comunitário, por isso, tem o reconhecimento e respeito da coletividade pelas ações que desenvolve no dia a dia.

Hamilton lembrou ainda que investimentos têm sido feitos para melhorar a estruturação da Polícia Municipal, que dentro da política de segurança do Município, conta com profissionais habilitados a compreender a complexidade dos problemas e comprometidos em solucioná-los. A ação da Instituição segue as diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública e do Ministério da Justiça, assim como o recrutamento e o treinamento dos profissionais. Atualmente, a Corporação está sediada na Avenida Papa João XXIII, 322, Jardim São Pedro, telefone 153 ou 3852-2882