Fábio Polidoro e Ana Lúcia Nieri Goulart participam de lançamento do Projeto de Regionalização da Central de Regulação e Oferta de Serviços da Saúde

A Secretaria de Estado de Saúde lançou no último dia 3 de setembro, em Campinas, um projeto-piloto de regionalização da Cross (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde). As equipes ficarão sediadas no prédio do Departamento Regional de Saúde (DRS) VII em Campinas, na Orosimbo Maia, nº 75.

O vice-prefeito de Pedreira, Fábio Polidoro e a secretária municipal de Saúde Ana Lúcia Niero Goulart, participaram do evento. “Na ocasião estivemos conversando pessoalmente com o secretário de Estado da Saúde Marco Antônio Zago”, destacou Polidoro.

A implantação do primeiro núcleo regional atenderá a 42 municípios da DRS VII que necessitarem de atendimentos de urgência e emergência, oncologia e hemodiálise. “Os processos de regulação vão ser embasados em pactuação e protocolos assistenciais para dar assistência em serviços de referência em locais mais próximos e de acordo com cada caso”, informou a secretária de Saúde de Pedreira, Ana Lúcia Nieri Goulard.

O secretário estadual de Saúde, Marco Antonio Zago, ressaltou a relevância da criação do núcleo, que oferecerá assistência descentralizada e unificação das redes locais. “O SUS é a mais importante política pública do País. São Paulo é o estado mais desenvolvido economicamente, mas tem uma característica que é a distribuição heterogênea dos municípios e regiões. O acesso do paciente à saúde deve ser igual, independente do município em que mora”.

A Cross tem um sistema online que busca vaga disponível em várias unidades (e não somente em estaduais) na região em que o paciente mora e, se necessário, em todo o estado de São Paulo. A base da Central fica em São Paulo. Para a unidade descentralizada em Campinas, o Estado investiu R$ 838 mil para adequações estruturais e mensalmente disponibilizará R$ 530 mil para manutenção do serviço.