Pedreira registra índice de vacinação contra a Poliomielite acima das cidades da RMC

O índice de imunização contra o vírus da poliomielite nas cidades da Região Metropolitana de Campinas está em 85,51%, abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de 95%. Apesar de o risco do vírus da doença que causa a paralisia infantil voltar a circular ser baixo, ele existe, segundo a Diretoria de Imunização do Estado.

Entre as 20 cidades que compõem a RMC, Pedreira registrou até o mês de maio de 2018, vacinação em crianças menores de 1 ano foi de 107,89%, primeiro reforço 87,37% e no segundo reforço 83,62%. “Nossas equipes técnicas que atuam nas Unidades Básicas de Saúde estão trabalhando para que as crianças recebam todas as vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde”, ressalta a secretária municipal Ana Lúcia Nieri Goulart.

O Ministério da Saúde divulgou uma lista de 312 cidades em todo o país que estão com a imunização abaixo de 50%. Esses municípios são os que estão mais vulneráveis, mesmo a pólio sendo uma doença já erradicada no Brasil. O país adota em seu esquema vacinal básico a vacina antipólio oral (VPO - Sabin), no seguinte esquema: 1ª dose, aos 2 meses; 2ª dose, aos 4 meses; 3ª dose, aos 6 meses; reforço, aos 15 meses.

A Secretaria Municipal de Saúde de Pedreira, através de seu Departamento de Vigilância Epidemiológica, divulgou que durante o ano de 2017, a vacinação contra a Poliomielite atingiu 89,35% das crianças menores de 1 ano, 86,19% para o primeiro reforço e 86,02% no segundo reforço.