Pedreira assina convênio para implantar o Programa ‘Internet para Todos’

O prefeito Hamilton Bernardes Junior e o vice-prefeito Fábio Polidoro estiveram na última semana assinando convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Governo Federal, para a implantação do Programa ‘Internet para Todos’.

O programa ‘Internet para Todos’ é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações Comunicações para levar acesso à banda larga a localidades sem conectividade de todo o país. Os municípios que aderiram ao programa indicam as localidades onde serão instaladas antenas para distribuição do sinal de internet. A conexão será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, de propriedade do governo brasileiro e que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos. Em órbita desde maio de 2017, o satélite tem vida útil de 18 anos.

“O Programa ‘Internet para Todos’ é hoje o maior programa de inclusão digital do país, beneficiando 53 milhões de brasileiros que não têm internet na sua casa, na escola de seu filho ou na unidade de saúde em que são tratados”, enfatizou na ocasião Hamilton Bernardes.

A instalação das antenas em larga escala começa em junho. “O termo de adesão assinado define a infraestrutura básica e as condições para a participação dos municípios no Programa. A Prefeitura de Pedreira indicará onde serão instaladas as antenas para distribuição do sinal de Internet, além de garantir a segurança da área e arcar com as despesas de energia elétrica”, ressaltou o vice-prefeito Fábio Polidoro.

Os municípios beneficiados nesta primeira fase do ‘Internet para Todos’ começarão a receber as antenas em maio, e a expectativa é que sejam instaladas 200 antenas por dia. A operação será feita pela empresa Viasat, dos Estados Unidos, que foi contratada pela Telebras.