Museus em Pedreira expõe “Memória revelada: Theatro Maria Monteiro na Praça Cel. João Pedro”

Durante a 15ª Semana dos Museus realizada no mês de maio em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, o Projeto Memória Pedreirense expôs sobre os 125 anos da casa que abriga as coleções dos Museus Histórico e da Porcelana de Pedreira, sendo que um dos destaques da exposição foi a linha do tempo que marcava cada uma das fases vividas, sobressaindo fatos sobre famílias e instituições que já se alocaram no centenário sobrado de número 102 da Praça Cel. João Pedro.

Dentre essas curiosidades ganhou destaque o fato de a casa já ter sediado o Theatro Maria Monteiro, pois em pesquisa realizada pelo Gestor dos Museus, Adílson Spagiari, verificou-se que no ano de 1904, portanto, há 113 anos, o salão do Theatro estaria franqueado ao público que compareceria para participar do processo eleitoral para a escolha de vereadores e juízes de Paz, às vésperas das comemorações dos oito anos de emancipação político-administrativa de Pedreira.

Nesse sentido, a 11ª Primavera dos Museus, que ficará em cartaz de 18 a 24 de setembro, conta com a Exposição “Memória revelada: Theatro Maria Monteiro na Praça Cel. João Pedro”. Na exposição, documentos e histórias sobre essa personagem que além de cantora lírica, também é nome de uma rua no bairro Cambuí em Campinas e aos 16 anos cantou para o imperador D. Pedro II quando visitou a “terra das andorinhas” e foi à primeira cantora lírica de toda a América a ser aplaudida em palcos da Europa. Nascida em 1870, em fevereiro de 2017, completou 120 anos de sua morte. Maria Monteiro era prima do maestro Carlos Gomes.

A memória construída ao longo do tempo é transmitida a partir de diferentes perspectivas e tem nos museus um importante ponto de reflexão. Os museus não são constituídos apenas pelo edifício e suas coleções, mas também por suas histórias e memórias, cuja repercussão se dá através do trabalho museológico com as pesquisas e as exposições, ressalta o gestor Spagiari.

Os Museus Histórico e da Porcelana de Pedreira estão localizados na Praça Cel. João Pedro, nº 102, com funcionamento de segunda a domingo, das 9h às 12h e das 13h às 17h.