Pedreira inicia os trabalhos para implantação do Sistema Municipal de Cultura

Neste mês de setembro, Pedreira inicia pelo seu Departamento de Cultura, os trabalhos para implantação do Sistema Municipal de Cultura (SMC), de acordo com as normas estabelecidas, onde todos os fazedores de Cultura do Município estarão sendo convocados para as Assembléias Públicas que acontecerão no decorrer do mês.

Segundo informou o diretor de Cultura, Clodoaldo Leite de Camargo, todas as entidades culturais e assistenciais cientificas do Município já estão trabalhando o Sistema Municipal de Cultura.

“O Sistema Nacional de Cultura é um processo de gestão e promoção das políticas públicas de cultura, em regime de colaboração de forma democrática e participativa entre os três entes federados (União, estados e municípios) e a sociedade civil, tendo por objetivo promover o desenvolvimento humano, social e econômico com pleno exercício dos direitos culturais”, enfatiza Clodoaldo de Camargo.

Constituem a estrutura do Sistema de Cultura, os seguintes componentes: Órgãos gestores da cultura; Conselhos de política cultural; Conferências de cultura; Planos de cultura; Sistemas de financiamento à cultura.

A implementação do Sistema Nacional de Cultura faz parte das metas e ações do Plano Nacional de Cultura, que estabelece diretrizes e ações de incentivo à cultura. Seu objetivo é organizar as políticas culturais de forma descentralizada, dando continuidade a elas independentemente de mudanças de governantes. Também visa a possibilitar mecanismos de gestão e de investimento na cultura mais transparentes, por meio do controle social dos recursos e das políticas implementadas e promover a universalização do acesso a bens e serviços culturais e o fomento à produção.